Conhecendo o Artista: Mike Rangel

  





  Entrevistamos um dos nossos artistas mais criativos e intuitivo e extraimos infromações bem banacas sobre sua música, ele é um amante da arte e ama a música como o mesmo disse: "Eu não consigo viver sem música, para mim é como se fosse parte da minha alma, inerente a mim". Hoje vamos conhecer de fato o artista por trás da obra, ele que é cantor, compositor e ator; Vamos conhecer um pouco mais sobre Mike Rangel.


  Mike Pereira Da Cruz, Mike Rangel como é conhecido pelo público é o compositor de grande parte de sua discográfia. Constriu uma discografia rica, passeando por estilos musicais interesantes como: Trap, R&B, Indie e Rock, sempre esteve em volto do um estilo central, que é o Pop; quando questionado sobre a origem de suas composições e o trabalho criativo ele nos respondeu: 

"Eu não costumo ter uma fórmula, geralmente, todas a minhas composições derivam de um sentimento momentâneo, de uma história autobiográfica ou uma situação externa, quer dizer; eu sou muito observador, então vejo isso como uma ótima qualidade para tornar experiências em música e contar aquela história do meu ponto de vista, sempre me mantendo ciente de que vai existir uma identificação do público com aquilo que é expresso."

Ao  ser questionado sobre o favoritismo de genêro, Rangel declarou:

"Na verdade, eu nunca tive um estilo musical favorito, sempre gostei de me aventurar em coisas novas e me propor a algo desafiador; claro que o Pop sempre vai ter grande influência na minha arte, tanto musicalmente quanto visualmente. Ultimamente, eu tenho adentrado de cabeça no Rock Alternativo e trazendo uma pegada mais orgânica paras as minhas músicas, eu tenho gostado bastante dessa mistura do sintético com orgânico; me identifico bastante com o Pop Rock e gosto muito de mesclar isso com a minha zona de conforto, que é o Indie."

Sabemos que muitas de suas letras possuem metáforas que fazem a gente pensar e refletir sobre o verdadeiro sentido que ele quis trasmitir em determinada canção. Então, questionamos: Como é esse processo de composição?

"Geralmente, eu me policio muito para não acabar sendo direto e explicito com alguma letra; na verdade, eu gosto muito dessa subjetividade e o fato de poder deixar as pessoas imaginarem o que elas querem, torna a música algo mais abrangente e individual à perspectiva de cada um. Algumas de minhas composições são para alguns ex-namorados, e nem sempre tudo acaba bem, então eu não acho que seja algo viável ser tão direto; é obvio que quem deveria receber a mensagem vai acabar recebendo, afinal, nós vivemos aquilo, ele vai entender"

Mike começou a carreira como muitos artistas; apostando em covers, versões e parodias de músicas de outros cantores. Questionamos sobre quais seriam as suas maiores referências e inspirações. Ele nos conta:

"Olha, eu tenho muitas referências, existem tantos artistas incriveis, dentro e fora do Brasil, mas eu consigo destacar duas mulheres maravilhosas que me inspiram bastante: Halsey e Miley Cyrus, elas são, sem dúvida, artistas sensacionais, super profissionais, focadas, assim com eu, amam a música; sem falar que elas são ativistas assíduas, sempre estão envolvidas em alguma causa, muitas destas causas que eu também apóio. No Brasil, eu posso destacar o Jão, IZA, Anavitória e Day Limns; admiro muito o trabalho deles e me identifico com a perspectiva que eles têm com a música a maneira de expressar o que realmente sentem."

São grandes nomes, artistas que estão presentes em sua playlist; afinal, gostaríamos de saber qual artista não pode faltar na playlist de Mike Rangel:

"Artistas que, defiinitivamente não podem faltar, são: Halsey, Miley Cyrus,Noah Cyrus, Taylor Swift, Melanie Martinez, Kesha, Jão, IZA, Selena Gomez, Demi Lovato e Mehro."

Rangel ao longo da carreira lançou 2 álbuns de estúdio e 1 EP (Extended  Play). Quando perguntado sobre o processo criativo dos seus discos ele diz:

"Eu costumo externalizar de uma maneira totalmente intuitiva, tenho bastante referências nos discos e sempre procuro formar um compêndio coeso. Ao longo do desenvolvimento de Animalia eu me peguei focado em um novo gênero explorando instrumentais mais orgânicos; ao pensar na tracklist do álbum, eu queria imprimir algo nos títulos, fazer as pessoas terem um pré-julgamento e, talvez, sentir algo completamente diferente ao escutar a faixa. Tive muitas referências de Harry Styles, The Cardigans, Victor Cronos e Lana Del Rey. Com Acônitto eu tinha em mente algo comercial, me aventurei no Trap, Regaetton e Eletropop, é o disco mais eclético que eu tenho, na verdade, ele imprime muito a energia que estava vivendo no momento; tem música para chorar, amar e festejar. Pensando nos feats, colaborei com bastante gente que fazia sentido para mim e não podia faltar naquele álbum. Já o processo criativo de Fairy, foi bem engraçado; partiu de um insight que eu tive após um tempo de introspecção, eu me vi focado no meu lado religioso, estava em conflito entre toda ideologia religiosa e a pauta ambiental, e pensei: por que não unir isso com a minha arte, esse sentimento, essa atmosfera mística, daí que surgiu toda parte visual do álbum. Eu já tinha algumas composições que entraram no EP, mas eu queria apresentar um single bem pessoal e Altamaré acabou sendo a última música escrita para o disco. Em suma eu creio qeu o processo criativo de cada álbum é bem individual, então acaba que cada um tem sua peculiaridade, mas eu costumo muito absorver e gerir as músicas como algo bem visual em todo o processo."

Ainda falando sobre os seus discos, Rangel foi questionado sobre qual seria a sua música favorita de cada álbum e qual foi a mais desafiadora. Ele nos respondeu:

"Começando por Acônitto, minha música favorita desse álbum é o primeiro single (Bom Choro); na sequência eu posso dizer que de Animalia é, sem dúvidas, a penúltima música composta do disco F E I T I Ç O; Já em Fairy, eu afirmo que a qual ganhou o meu coração é Folha Seca. Olha, eu não consigo dizer tão claramente qual música é mais difícil, digo no aspecto emocional, por ser difícil de cantar e ter uma bagagem emocional densa demais pra eu conseguir performar; Uma canção assim já foi trabalhado e tiramos ela do papel, mas depois de ouvir o resultado e chorar inúmeras vezes, resolvi não lançar e optei por descartar mesmo. No entanto, eu afirmo que a música mais difícil e desafiadora pra mim é Altamaré; pois ela carrega muitas memórias na sua composição, digo, é um mix muito intenso de alegria e tristeza, mas eu fico muito feliz por ter uma música tão visceral e autêntica lançada, mesmo sendo tão difícil cantar com um nó na garganta."


Mike Rangel é um artista que está emergindo e ganhando os horizontes, em busca do seu espaço no mundo. Como um novo artista, nós gostaríamos de saber qual é a sua maior dificuldade na música e ainda você quer chegar. Ele nos conta:

"Sinceramente, é múito difícil e desgastante toda a parte burocrática que envolve a música, ou a gestão da carreira de um artista no Brasil; claro que nada é fácil para ninguém, mas eu já passei por situações que eu cheguei a me questionar: — será que se eu fosse um artista de renome, eu estaria passando por isso —, então é sobre isso, sobre ser bem mais acessível para artistas grandes, desde uma negociação para um concerto até uma sessão em um dos melhores estúdios com os melhores equipamentos. O que me faz persistir é o amor, o amor pela música, o amor pela arte. Eu não costumo me limitra, nunca na minha vida eu fiz isso, seja em qual aspecto for, eu nunca me limito; então eu não tenho um ponto de pouso, mas quero continuar alçando voos mais altos e que eu consiga me conectar com o máximo de pessoas e que se identifiquem com a minha arte de alguma forma. Busco ajudar, mesmo que inconscientemente, as pessoas que se conectarem com as minhas músicas.

  E chegamos no fim da nossa entrevista; após conhecer um artista tão incrível e autêntico nós chegamos ao fim de mais um Conhecendo O Artista: com Mike Rangel, conhecemos mais a fundo seu envolvimento com a música e algumas curiosidades sobre sua arte. Caso queira saber mais sobre Mike Rangel é só acompanhá-lo em suas redes socias e ficar por dentro dos seus novos lançamentos que estão por vir.



Mike Rangel - Mídias:

Site Oficial: https://indiefy.me/mike-rangel

Canal Oficial Do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCVuPD9FGjwbd54Kdx-ef26w

Twitter: https://twitter.com/mikerangelofc

Instagram: https://www.instagram.com/mikerangelofficial/

Spotify: https://open.spotify.com/artist/7s7VvEi6kNyNy6GL7ITeH6?si=mUJsMoscTdurIaQFuJPSJQ




All Rights Reserved For Mike Cruz Incorporated ® ©
Todos os direitos reservados para Mike Cruz Incorporated ® ©

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mike Rangel

Mike Rangel Divulga Single Novo!